domingo, 30 de agosto de 2020

Sr. Lógica


"Ser você pode acreditar em um Deus que não precisa de um criador, nós temos o direito de acreditar que o universo não precisa de criador e tem a capacidade de existir por si próprio."
 

Um comentário:

  1. «As teorias que Hawking usa para basear os seus argumentos (teorias M, vindas das supercordas), têm tanta evidência científica quanto Deus.
    É lamentável que físicos como Hawking estejam a divulgar teorias especulativas como quase concluídas. A euforia nos meios de comunicação é compreensível: o homem quer ser Deus. Hawking afirma que tem novos argumentos que provam que não precisamos de Deus. Será?
    O desafio das teorias a que Hawking se refere é justamente estabelecer qualquer traço de evidência observacional, até agora inexistente. Não sabemos se essas teorias fazem sentido. Certas noções, como a existência dum multiverso, não parecem ser testáveis. De qualquer das formas, a existência duma teoria final é incompatível com o carácter empírico da Física, baseado na recolha gradual de dados. Não vejo como poderemos ter a certeza de que uma teoria final é mesmo final. Omo nos mostra a História da Ciência, surpresas ocorrem a cada momento. Talvez esteja na altura de Hawking deixar Deus em paz.» Marcelo Gleiser, físico ateu e autor dos livros «A Dança do Universo» e «Criação ImPerfeita»

    «Eu era quase um ateu na juventude. Foi a ciência que me levou à conclusão de que o mundo é muito mais complexo do que podemos explicar. O mistério da existência só o posso explicar mediante o Sobrenatural.
    Acho que é bastante improvável que tal ordem tenha vindo do caos. Tem que haver algum princípio organizador. Deus para mim é um mistério, mas ainda é a melhor explicação que tenho para o milagre da existência, porque existe algo ao invés de nada.» Alan Sandage (astrónomo que calculou a velocidade a que o universo se expande e a idade do mesmo)

    «Quando cientistas escrevem sobre Deus, os seus colegas começam a pensar que ele ficou louco, No meu caso deve ser dito logo de início que sou agnóstico em assuntos religiosos... No entanto estou fascinado pelas implicações de alguns avanços científicos dos últimos anos. A essência destes progressos é que o universo teve, em certo sentido, um começo num determinado momento do tempo. ... Para um cientista que viveu pela sua fé na razão, a história termina como um pesadelo. Ele escala as montanhas da ignorância para conquistar o seu topo, mas ao lá chegar é cumprimentado por teólogos que já lá estão há muito tempo.» Robert Jastrow, in «Deus e os Astrónomos»

    «Emocionalmente sou ateu, mas não tenho evidência alguma para provar que Deus não existe.» Isaac Asimov

    ResponderExcluir